Estrutura

Saiba como funciona a CBBA

Para compreendermos o funcionamento da Convenção Batista Baiana, vamos dividir a estrutura em quatro áreas.

Estrutura Doutrinária

Conforme o livro Pacto e Comunhão, editado pela Convenção Batista Brasileira, os documentos batistas “funcionam como faróis que orientam os crentes batistas a manterem, à luz da Bíblia, a unidade como denominação, já que nosso sistema de governo eclesiástico é democrático e congregacional. Assim cada igreja é autônoma, tem governo democrático, pratica a disciplina e rege-se pela Palavra de Deus em todas as questões espirituais, doutrinárias e éticas, sob a orientação do Espírito Santo.”.

Estrutura Organizacional

Através do organograma, é possível visualizar quais são as áreas de atuação da CBBA e como elas se relacionam, garantindo o pleno funcionamento da instituição.

Organograma da Convenção Batista Baiana

Em 2016, a Assembleia aprovou o Planejamento Estratégico 2016-2026, que prevê metas para uma melhor gestão da CBBA e de seus órgãos.

Planejamento Estratégico

Estrutura Administrativa

Planejamento, execução, avaliação e controle. Em sua estrutura, a Convenção conta com: Diretoria, Conselho Geral e Conselho Fiscal. Destacamos também as 20 associações regionais.

Estrutura Jurídica

A Convenção Batista Baiana conta com dois documentos normativos essenciais para sua identidade como pessoa jurídica. O Estatuto e o Regimento Interno da CBBA balizam as relações de poder dentro da instituição e como devem ser desenvolvidos sua missão, visão e valores, além de seus objetivos estratégicos, táticos e operacionais.

História

A história dos batistas na Bahia começa em 15 de outubro de 1882, quando foi fundada a primeira igreja batista em Salvador-BA. Foi a primeira igreja batista voltada para a evangelização dos brasileiros e a terceira organizada no país.

A CBBA

É uma organização religiosa com fins não econômicos, que reúne Igrejas Batistas da Bahia a ela filiadas. Foi organizada em 1909, sob o nome de União das Igrejas Batistas da Bahia, e reorganizada em 1923 sob o nome de Convenção Batista Baiana. A CBBA é uma das convenções estaduais da Convenção Batista Brasileira.

Plano Cooperativo

Surgiu em 1957, durante a Assembleia Anual da Convenção Batista Brasileira, em Belo Horizonte-MG. Foi criado para a manutenção do trabalho geral dos batistas brasileiros e como método eficiente e bíblico para desenvolver a obra de missões. Dois anos depois, em 1959, foi colocado em prática para que os batistas brasileiros testemunhassem de Cristo “até os confins da terra”.