Para compreendermos o funcionamento da Convenção Batista Baiana, vamos dividir a estrutura em quatro áreas.
Estrutura Doutrinária
Conforme o livro Pacto e Comunhão, editado pela Convenção Batista Brasileira, os documentos batistas “funcionam como faróis que orientam os crentes batistas a manterem, à luz da Bíblia, a unidade como denominação, já que nosso sistema de governo eclesiástico é democrático e congregacional. Assim cada igreja é autônoma, tem governo democrático, pratica a disciplina e rege-se pela Palavra de Deus em todas as questões espirituais, doutrinárias e éticas, sob a orientação do Espírito Santo.”.
Estrutura Organizacional
Através do organograma, é possível visualizar quais são as áreas de atuação da CBBA e como elas se relacionam, garantindo o pleno funcionamento da instituição.
Em 2016, a Assembleia aprovou o Planejamento Estratégico 2016-2026, que prevê metas para uma melhor gestão da CBBA e de seus órgãos.
Estrutura Administrativa
Planejamento, execução, avaliação e controle. Em sua estrutura, a Convenção conta com: Diretoria, Conselho Geral e Conselho Fiscal. Destacamos também as 20 associações regionais.
Estrutura Jurídica
A Convenção Batista Baiana conta com dois documentos normativos essenciais para sua identidade como pessoa jurídica. O Estatuto e o Regimento Interno da CBBA balizam as relações de poder dentro da instituição e como devem ser desenvolvidos sua missão, visão e valores, além de seus objetivos estratégicos, táticos e operacionais.