Blog
União de Esforços em Livramento: Caminho para a Transformação e Recomeço
Pr. Erivaldo Barros, Presidente da Convenção Batista Baiana
No dia 20 de agosto, das 19h30 às 22h30, foi realizada uma importante reunião na cidade de Livramento, no templo da Igreja Batista Manancial. O objetivo foi dar continuidade às tratativas para resolver as questões relativas ao patrimônio da Primeira Igreja Batista de Livramento.
Estiveram presentes membros das duas igrejas batistas atualmente existentes na cidade, acompanhados de suas congregações, além dos seguintes líderes: Pr. Erivaldo Barros, Presidente da Convenção Batista Baiana (CBBA); Pr. João Pinheiro Junior, 1º Vice-Presidente da CBBA; Pr. Genilson Souto, Secretário-Geral da CBBA; Pr. Francisco Lima, Gerente de Expansão Missionária da CBBA; Pr. Isac Gomes, presidente da Associação Batista Serra Vale (Asbasev); Pr. Rainan Gonçalves, líder da Igreja Batista Manancial e Pr. Cleiton Góes, líder da Congregação Batista da Estocada, que será organizada como igreja autônoma no dia 14 de setembro.
Após um momento de louvor e adoração conduzido pela Igreja Batista Manancial, o Pr. Erivaldo Barros ministrou uma reflexão bíblica. Em seguida, a palavra foi franqueada aos demais líderes presentes. Falaram os pastores João Pinheiro Junior, Francisco Lima, Isac Gomes, Cleiton Góes, Genilson Souto e Rainan Gonçalves. Além disso, membros das igrejas presentes, especialmente aqueles que pertenceram à antiga Primeira Igreja Batista de Livramento, tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões.
Foi um momento significativo de esclarecimentos para ambas as partes, com o intuito de encerrar um ciclo e iniciar outro, adaptado à realidade presente. O ponto crucial é que, embora o patrimônio da Primeira Igreja Batista de Livramento ainda exista - que pertence e está sob a administração da Convenção Batista Baiana -, o legado vivo da PIB permanece real através dos membros que hoje integram as duas igrejas batistas da cidade: a Igreja Batista Manancial, com cerca de 110 membros, e a Igreja Batista da Estocada, com cerca de 90 membros, ambas filhas da Primeira Igreja Batista Missionária de Brumado, filiada à CBBA, e que estão pleno crescimento, dos quais cerca de 50 membros remanescentes da PIB de Livramento, inclusive muitos fundadores, fazem parte.
Durante a reunião, o Pr. Erivaldo solicitou que os irmãos pertencentes às duas igrejas que foram membros da antiga PIB se identificassem levantando uma de suas mãos e depois fazendo um registro fotográfico. Foi impressionante ver a quantidade de irmãos que foram membros da PIB (36 estiveram presentes na reunião), incluindo o próprio Pr. Isac Gomes, atual presidente da Asbasev.
A conclusão unânime entre as partes é que, de fato, não há mais condições para o retorno da PIB em sua estrutura original. No entanto, o legado dessa igreja continua vivo por meio dos membros que hoje compõem as duas igrejas locais em bairros estratégicos da cidade de Livramento.
Assim, será firmada uma parceria entre a Convenção Batista Baiana, a Convenção Batista Brasileira/Junta de Missões Nacionais, a Associação Batista Serra Vale e as duas igrejas locais para a abertura de uma unidade da Cristolândia no local onde é o templo da PIB e os irmãos de ambas as igrejas, inclusive os remanescentes da PIB, ajudarão nesse processo liderado pela CBBA/JMN e Asbasev. Será seguido um planejamento estratégico com definições de ações e um cronograma para início de mais uma unidade da Cristolândia que é o projeto que melhor representa o ideal de transformação e recomeço de vidas do Brasil e Bahia Batista.
As mencionadas lideranças estão profundamente comprometidas em resolver o problema com amor, seriedade, zelo e temor, buscando a melhor destinação para o patrimônio.
Ore por essa causa e que o Senhor nos ajude nesse propósito.